Libéria recebe 5 milhões de euros da UE para desenvolver setor do cacau
Monróvia, Libéria (PANA) – A União Europeia (UE) e a Solidariedade West Africa disponibilizaram quinta-feira, em Monróvia, cinco milhões de euros para desenvolver o setor do cacau na Libéria, soube-se de fonte oficial no local.
O acordo sobre esta subvenção foi assinado por Emma Sundblad, encarregado de negócios da delegação da UE na Libéria, e por Isaac Gyamfi, diretor-geral da Solidariedade West Africa (SWA), indicou um comunicado da UE em Monróvia.
Segundo o Programa de Melhoria do Setor do Cacau da Libéria (Licisip), a SWA, financiada pela UE e em cooperação estreita com o Ministério liberiano da Agricultura, trabalhará com agricultores e empresas agroalimentares locais para melhorar a qualidade deste produto e aumentar a exportação do mesmo.
A SWA trabalhará também com o Governo no tocante a políticas do setor e regulamentações a fim de criar uma economia dinâmica competitiva e benéfica do cacau.
O projeto vai durar quatro anos, segundo um comunicado divulgado sexta-feira.
O Licsip, primeiro contrato assinado de acordo com o programa agrícola da UE e da Libéria, avalia-se em 30 milhões de euros financiados pela UE com o objetivo de estimular o desenvolvimento da economia agrícola e melhorar a segurança alimentar e nutricional na Libéria.