Encontro estreia laços entre Gana e Unesc
Ampliar e promover a internacionalização da Unesc é um dos grandes objetivos desta nova gestão. Com isso, a reitoria da Universidade recebeu na tarde desta sexta-feira (9/3) representantes da Embaixada de Gana no Brasil, do Consulado de Gana de Porto Alegre e de Brasília e da Cogacri (Associação da Comunidade de Ganeses de Criciúma).
A Cogacri foi o responsável pela vinda dos representantes até a Unesc, e o principal objetivo do encontro foi de estreitar os relacionamentos da Instituição com Gana. Apesar dos projetos de internacionalização que já acontecem em outros países africanos e do número expressivo de ganeses em Criciúma, não havia ainda parcerias da Unesc com o país.
“É muito comum para o Brasil se relacionar com a África, porém a nossa história é mais antiga, e poucas pessoas sabem dela. Eu ficaria muito feliz de servir de mediadora entre Gana e Brasil. A educação é fundamental e precisamos dela”, pontua a Embaixadora Extraordinária e Pleniponteciária de Gana, Abena Pokua Adompin Busia.
Para o vice-reitor, Daniel Preve, é necessário ter visão e ambição por projetos de internacionalização. “Estabelecer relacionamentos por meio da educação e romper as barreias culturais é muito importante para nós da Unesc. O povo de vocês enriquece não só a Universidade, mas também a comunidade”, enfatiza.
“Este encontro foi o primeiro passo para promover e desenvolver um trabalho diferente com o povo de Gana, um momento de dar oportunidade a eles”, explica a coordenadora do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias da Unesc), Janaína Damásio Vitório.
Também estiveram presentes no encontro o Cônsul Geral de Gana de Brasília, Samuel Sherry-Lord Quarshie, do Cônsul Geral de Gana do Rio Grande do Sul, Willies Taranger, o professor da Unesc e membro do NEAB, Alex Sander da Silva, e a professora de História da Unesc, Michelle Stakonski Cechinel.
Ainda na sexta-feira, a comitiva que visitou a Universidade esteve na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma) para um evento. A Unesc foi representada pela coordenadora do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e das Minorias), Janaína Damázio Vitório, pelos professores do Mestrado em Educação, Alex Sander da Silva e André Cechinel e pela coordenadora da pesquisa do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos da Unesc) “Narrativas afrodiaspóricas, Michelle Maria Stakonski Cechinel.